Redação: Angelo Salvioni - Comunicação/SEP
Imagens: Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Com o mando de campo a seu favor, a equipe palestrina ditou o ritmo movimentado da primeira etapa e esteve mais próximo do gol com os jogadores Valdivia e Cristaldo, sobretudo, pelas jogadas criadas pela ponta direita do gramado.
No início da segunda etapa, após pênalti cometido pelo Mago, Barcos colocou os visitantes na frente. Instantes depois de converter o pênalti, o argentino foi expulso.
No entanto, o gol não justificou qual equipe era superior na partida. E justamente por isso o Verdão chegou à virada: Mouche, logo após entrar no lugar de Juninho, empatou para os alviverdes. João Pedro, em belo chute de fora da área, virou a partida e deu maior segurança defensiva ao Palmeiras, que administrou a partida e acompanhou o crescimento do número de faltas e cartões amarelos da equipe gremista.
Para manter a ascensão no campeonato, o próximo compromisso do Verdão será o clássico paulista contra o Santos, domingo (19), às 16h, no estádio do Pacaembu. O duelo será válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O jogo
Embalado pela força da massa alviverde presente no Pacaembu, o Palmeiras começou o duelo em cima do Grêmio e, logo aos dois minutos de jogo, após cruzamento de João Pedro para dentro da área, Valdivia deixou a bola passar e Cristaldo, livre, chutou por cima do gol.
Nos dez primeiros minutos, o Verdão era absoluto no ataque e a equipe gremista encontrava dificuldade para armar jogadas – as tentativas adversárias vinham pelas laterais, buscando o centroavante Barcos, mas sem sucesso.
Quando golpeava, a equipe palestrina era mais perigosa: aos 23, após bom cruzamento de João Pedro pela direita, Cristaldo testou forte e raspou o poste direito do goleiro Tiago. E no ataque seguinte, em cobrança de falta, Victor Luis quase surpreende o arqueiro com a curva da bola.
Os gremistas, abafados no campo de defesa, buscavam parar as jogadas alviverdes com faltas. Valdivia era o mais caçado pelos defensores adversários, que tinham três vezes mais infrações que o Palmeiras, até então.
Superior na parte inicial do jogo, o último ataque palestrino no primeiro tempo veio novamente da direita: após bom cruzamento de João Pedro, Henrique cabeceou perigosamente e Tiago salvou o Grêmio.
Já no segundo tempo, o Verdão buscava armar os ataques girando a bola de um lado para o outro do campo, pressionando a equipe gremista na defesa. No entanto, aos 8 minutos, Valdivia colocou a mão na bola e o árbitro assinalou pênalti. Na cobrança, Barcos abriu o placar para os visitantes (Palmeiras 0x1 Grêmio).
Para reagir, a equipe palestrina, com Valdivia, armava jogadas de passe em profundidade. Aos 17 minutos, quando o Palmeiras esboçava mais um ataque, Cristaldo foi derrubado por Barcos, que foi expulso de campo.
Com a vantagem numérica, Dorival sacou Juninho para dar lugar Mouche e colocar o Verdão para frente. E deu certo!
Aos 22, após bate-rebate na área, o argentino tocou de joelho na bola e colocou no canto esquerdo de Tiago, marcando seu primeiro gol no Brasileirão e empatando o certame (Palmeiras 1x1 Grêmio).
O gol inflamou os mais de 29 mil torcedores presentes no Pacaembu e levou a equipe palestrina à virada do placar: aos 29 minutos, após fintar o zagueiro gremista na entrada da área, João Pedro bateu firme, de esquerda, para o fundo do gol de Tiago. É o primeiro gol do jovem lateral alviverde no profissional (Palmeiras 2x1 Grêmio).
![]() |
João Pedro celebra o segundo gol do Verdão (o primeiro do jovem como profissional) ao lado dos companheiros |
Com a vantagem no placar, o Verdão buscou administrar a partida com toques nas laterais do gramado. Valdivia, caçado em campo, atormentava os defensores gremistas e chamava a falta. Aos 46, o chileno deu lugar a Bernardo e saiu aplaudido de campo. Sem maiores emoções de ataque, a equipe palestrina garantiu mais três importantes pontos na competição.
Escalação: Fernando Prass; João Pedro, Tobio, Lúcio e Juninho (Mouche); Washington, Victor Luis, Wesley e Valdivia (Bernardo); Cristaldo (Leandro) e Henrique
Cartão Amarelo: Lúcio
Gols
Palmeiras: Mouche (22’ – 2º Tempo), João Pedro (29 – 2º Tempo)
Grêmio: Barcos (10’ – 2º Tempo)
0 comentários:
Postar um comentário