Pages

3 de junho de 2014

Palmeiras aceita convite para disputar a Copa EuroAmericana

Redação: Thiago Kimori - Departamento de Comunicação da SEP
Antes de confirmar participação do Verdão, Nobre conversou com Ricardo Gareca.
(Foto: Getty Images)
Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (02), na Academia de Futebol, o presidente Paulo Nobre confirmou a participação do Palmeiras na Copa EuroAmericana, torneio que reúne times da América e da Europa e que tem como meta premiar o continente mais vitorioso após duelos entre as equipes americanas e europeias participantes. No dia 30 de julho, no estádio do Pacaembu, em São Paulo-SP, o Verdão enfrentará a Fiorentina, da Itália.

“O Palmeiras foi convidado para participar da Copa EuroAmericana. São jogos entre clubes da Europa e da América, sendo que, em cada jogo, é somado pontos para o seu continente. O jogo do Palmeiras será no dia 30 de julho contra a Fiorentina, e aproveitaremos esse jogo, com um time italiano, para disputarmos a Taça Júlio Botelho, que foi craque tanto no Palmeiras quanto na Fiorentina”, explicou Nobre.

Julinho vestiu a camisa alviverde em
269 oportunidades e anotou 81 gols
(Foto: Divulgação)
Julinho Botelho, assim conhecido no futebol, foi campeão italiano pela Fiorentina na temporada 1955/56, além de ter sido vice em outras duas oportunidades com o time da Itália. Em 1963, já pelo Palmeiras, Julinho participou do Quadrangular de Florença (na Itália) e foi campeão com o clube palestrino, vencendo, inclusive, a Fiorentina por 3 a 1 no único confronto entre as duas equipes na história. Aquele foi o último jogo do Torneio de Florença (antes, o Verdão superou o Botafogo por 2 a 1 e empatou com a Inter de Milão-ITA em 1 a 1).

O ex-jogador atuou pela equipe paulista entre os anos de 1958 e 65, saiu em 1966 e retornou no ano seguinte. Ao todo, Botelho possui 269 jogos pelo Verdão, com 81 gols marcados e quatro títulos conquistados: Campeonatos Paulistas de 1959 e 63, Campeonato Brasileiro de 1960 e Torneio Rio-São Paulo de 1965.

Conheça a Copa EuroAmericana

A primeira edição da Copa EuroAmericana aconteceu no ano passado, sendo que o Alviverde será o primeiro time do Brasil a participar da competição internacional. Além de Palmeiras e Fiorentina, outras agremiações importantes farão parte do torneio em 2014. São elas: Estudiantes (Argentina), Atlético Nacional e Junior de Barranquilla (Colômbia), América (México), Time peruano (a definir), San Jose Earthquakes (Estados Unidos), Atlético de Madrid (Espanha) e o Mônaco (França).

Temos como princípio trazer grandes clubes do futebol mundial. Queríamos ter um grande clube brasileiro, e o que melhor representa é o Palmeiras, que tem o maior número de títulos do Brasil, além do ano de seu centenário. Estamos muito motivados, cremos que Palmeiras e Fiorentina será um dos jogos-chave da Copa EuroAmericana. É um clube que tem chance de ganhar um ponto para a América. Lembrando que os clubes europeus não vêm para brincar, a Fiorentina, por exemplo, tem vários jogadores importantes do futebol mundial”, disse Sandro Mesquita, representante da Copa EuroAmericana.

O esquema de disputa é um dos diferenciais da competição. Os times se enfrentam em um único jogo e, em caso de empate, a decisão irá para as penalidades máximas. A vitória concederá um ponto para o continente que a equipe representar, e não para o time. Ao final da competição, o título será concedido para o continente que tiver a melhor pontuação. Em 2013, a Europa superou a América por 6 a 2.

Ações de marketing no centenário

Além da participação na competição internacional, o presidente Paulo Nobre também divulgou algumas das outras ações que farão parte do ano do centenário palmeirense. Veja abaixo:

>>Torneio retrô: campeonato que, além do Palmeiras, contará com a participação dos times másters do Germânia (atual Pinheiros), Paulistano e Juventus. O Palmeiras, por sua vez, atuará como Palestra Italia. A competição acontecerá na Rua Javari, no bairro da Mooca, em São Paulo (onde fica o estádio do Juventus).

>>Banquete de aniversário: o banquete especial do centenário contará com surpresas para os participantes, diferentemente dos realizados nos anos anteriores. Além disso, da entrada do evento até o local do banquete será contada a história dos 100 anos do Palmeiras com ilustrações características.

>>Blitz verde no dia 26 de agosto: promoters convocarão a torcida do Palmeiras a “pintarem” a cidade de São Paulo de verde com camisas do clube. Serão entregues brindes, adesivos e pins alusivos aos 100 anos nos principais pontos da capital paulista.

>>Bustos do Marcos e do Oberdan Cattani: inauguração dos bustos dos ídolos e ex-arqueiros Marcos e Oberdan Cattani (único atleta vivo a ter jogado pelo Palestra Italia e pelo Palmeiras).

>>Monumento do centenário: será construído um monumento em comemoração aos 100 anos do Verdão – a obra ficará em frente ao ginásio da sede social do Palmeiras.

>>Musa do centenário: uma torcedora palmeirense será escolhida, nas próximas semanas, para ser a musa do Palmeiras no ano do centenário.

>>Livros comemorativos: três obras comemorarão o centenário do Palmeiras. Entre eles, um livro que está sendo feito em Verona, na Itália.

>>Canetas especiais: produção de uma série limitada de canetas com cores e símbolo do Palmeiras.

>>Selo dos 100 anos: homenagem dos Correios à Sociedade Esportiva Palmeiras.

>>Moeda do Palmeiras: elaboração de uma moeda especial feita ao Palmeiras pela Casa da Moeda.

>>Camisa do centenário: camisa oficial do centenário será lançada para comemorar os 100 anos do clube.

>>Carreta móvel: um “minimuseu” do Palmeiras circulará pelo interior de São Paulo e, dentro das possibilidades, por outros estados do Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário